domingo, 8 de junho de 2008

A Apec



(A APEC): (Asia-Pacific Economic Cooperation ou Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) é um dos principais blocos econômicos da atualidade. A associação entre os países surgiu em 1989, com o objetivo de ser fórum de discussão entre eles. Em 1993, na Conferencia de Seattle, o bloco econômico se originou. Atualmente a APEC é formada pelos seguintes países: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Hong Kong, Indonésia, Japão, Coréia do Sul, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, Peru, Filipinas, Rússia, Cingapura, Taiwan, Tailândia, Estados Unidos da América e Vietname.

(Objetivo Principal): A Apec se trata de um bloco econômico regional que visa implantar uma livre circulação de mercadorias, capitais e serviços entre os componentes, além disso, visa se fortalecer diante do mercado internacional e, principalmente, poder concorrer com o a União Européia, nesse caso é o mais importante bloco do planeta.

(Importância): A criação da APEC foi de grande importância para o desenvolvimento econômico da região. Alguns números que comprovam a eficiência do bloco: 195 milhões de empregos criados; PIB da região triplicado; crescimento de 113%, das exportações, etc. O bloco reúne uma população de 2.559,3 milhões de habitantes, alcançando um PIB de US$ 18.589,2 trilhões. Isso demonstra a importância do bloco econômico. É bom observa que com Apec não so a economia dos países membros aumentaram mas tambem as exporações o PIB e principalmente o número de empregos. (Obs: Um país que tem altos índices de emprego mão de obra qualificada gera economia pois sua população irá consumir mais tera um poder de compra maior.

(Finalidade): Diante desse imenso potencial comercial e financeiro, a Apec com seus componentes consegue movimentar aproximadamente 55% do PIB internacional e 40% de todas as relações comerciais realizadas no planeta. Esses números mostram a evolução de um processo onde os paìses membros da Apec se tornam grandes influências na economia de todo o globo.

(Um ou varios objetivos ?): Além dos projetos relacionados à redução de tarifas de importação e exportação, os líderes propõem projetos também relacionados à sociedade, mas que, indiretamente, afetam a economia. Já foram propostos projetos contra a corrupção; terrorismo; SARS, AIDS e outras doenças; projetos relacionados à energia e à questão do petróleo; e projetos de integração da mulher na APEC. Esses varios projetos faz com que os membros tornem-se influentes em questões que afetam todo o mundo. Há também estrategias criadas entre a aliança da Apec claro nada é criado com apenas poucas finalidades: Um aspecto estratégico da aliança, é aproximar a economia norte-americana dos países do Pacífico, para contrabalançar com as economias do Japão e de Hong Kong.

(Como a Apec se mantem ?): Esse bloco se mantem através de contribuições anuais de seus países membros. Desde 1999 estas contribuições totalizaram 3,38 milhões de dólares. Este dinheiro é usado para manter uma pequena secretaria em Cingapura e para apoiar os projetos da APEC. Desde 1997 o Japão vem contribuindo com uma quantia extra para projetos, que varia de U$2,7 e U$4,2 milhões dependendo do valor em relação ao Iene. Os outros países também contribuem com um dinheiro extra para projetos ou outros interesses de seus líderes (como encorajar a participação de empresas não governamentais), além de enviar profissionais para as reuniões e para a secretaria do grupo.


(Administração): APEC é dividida em quatro grupos ou comitês, cada um responsável por determinada seção. O BMC é responsável pelos orçamentos e administração. O CTI comanda a facilitação e liberalização dos investimentos e do comércio. O EC conduz pesquisas e discussões que dizem respeito à economia. E o ESC auxilia os líderes dos países membros na administração e coordenação das agendas.

(Aspectos negativos): Um dos maiores problemas da APEC, senão o maior é a grande dificuldade em coincidir os diferentes interesses dos países membros e daqueles que estão ligados ao bloco, como Peru, Nova Zelândia, Filipinas e Canadá. Além disso, o bloco tem pouco valor em relação a Organização Mundial do Comércio, mesmo sendo responsável por grande movimentação no comércio mundial.

(Brasil, ALCA e APEC): A relação da APEC com o Brasil não é muito direta ou explícita, porém alguns países membros da APEC, também fariam parte da ALCA, caso seja realmente formada, além de uma reunião que foi criada pelos membros do Foro de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico que discutiu a globalização e durou sete dias, na qual o Brasil foi um dos temas junto com outros países da América Latina, discutindo-se a relação entre os países. O bloco está dividido quanto a questão do petróleo, pois vários de seus membros são produtores e estão satisfeitos com a alta nos preços, em quanto aqueles que precisam comprar o petróleo brigam para que o preço diminua.

(Resumo): A Apec visa facilitar o crescimento econômico,a cooperação,o comércio e os investimentos na região da Asía e do Pacifico.Esse bloco foi construido com a finalidade de contribuir o crescimento e fortalecimento da região. A Apec viabiliza medidas que reduzem as barreiras comercias entre seus países participantes.


(Fontes): http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/apec.htm

http://www.brasilescola.com/geografia/apec.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/APEC

http://www.mundovestibular.com.br/articles/548/1/BLOCOS-ECONOMICOS---Mercosul--Uniao-Europeia-Alca-Nafta-Apec/Paacutegina1.html

(Imagem): www.nsf.gov/od/oise/flags/apec.gif

Lucas Menezes

2 comentários:

Felipe Passos disse...

Muito Obrigado, essa postagem foi de grande proveito. x)

Regina Moura disse...

Obrigado pelo resumo, foi de grande ajuda para conclusão de meu trabalho escolar.