sexta-feira, 6 de junho de 2008

Greenpeace



• Princípios




"Um dia, a Terra vai adoecer. Os pássaros cairão do céu, os mares vão escurecer e os peixes aparecerão mortos na correnteza dos rios. Quando esse dia chegar, os índios perderão o seu espírito. Mas vão recuperá-lo para ensinar ao homem branco a reverência pela sagrada terra. Aí, então, todas as raças vão se unir sob o símbolo do arco-íris para terminar com a destruição. Será o tempo dos Guerreiros do Arco-Íris."(Profecia feita há mais de 200 anos por "Olhos de Fogo", uma velha índia Cree.)


O Greenpeace é uma organização global e independente que atua para defender o meio ambiente e promover a paz, inspirando as pessoas a mudarem atitudes e comportamentos. Investigando, expondo e confrontando crimes ambientais, desafiamos os tomadores de decisão a reverem suas posições e mudarem seus conceitos. Também defendemos soluções economicamente viáveis e socialmente justas, que ofereçam esperança para esta e para as futuras gerações. Por não aceitar doações de governos, empresas ou partidos políticos, o Greenpeace existe graças à contribuição de milhões de colaboradores em todo o mundo, que garantem nossa independência e o nosso compromisso exclusivo com os indivíduos e com a sociedade civil. Hoje, o Greenpeace está presente em mais de 40 países e conta com a colaboração de aproximadamente 3 milhões de pessoas.




• Notícias




Escândalo de contrabando e G8 adiam caça de baleias no Pacífico Norte
02 de Junho de 2008
Tóquio, Japão — Enquanto o governo japonês gasta dinheiro público com a matança de baleias, país sofre com alta no preço de alimentos.
Todos os anos, em maio, a frota baleeira parte para o norte do Oceano Pacífico para mais uma sangrenta e inútil temporada de caça de baleias. Mas depois de um escândalo revelado pelo Greenpeace e o medo de ser pressionado pelos países-membros do G8 na próxima reunião do grupo, o Japão resolveu adiar a caça este ano.
Segundo informações obtidas pelo Greenpeace, a tripulação da frota baleeira japonesa, que já deveria ter deixado o porto, recebeu ordens para ficar em casa.


"O governo está desperdiçando dinheiro público num programa que não rende resultados científicos e não tem mercado consumidor."


"Tanto o programa de caça às baleias do Pacífico Norte como da Antártica têm que ser encerrados. Nenhuma nova permissão à caça deveria ser dada à empresa Kyodo Senpaku, que opera a frota baleeira, ou ao Instituto de Pesquisa Cetácea", afirma Junichi Sato, coordenador da campanha de Baleias do Greenpeace Japão.


Na Semana do Meio Ambiente, aumenta desmatamento na Amazônia
02 de Junho de 2008
Para o governo do MT, isso não é desmatamento. Mas esta área, em Marcelândia, no Mato Grosso, está condenada: vai virar pasto ou plantação.
Manaus (AM), Brasil — Mato Grosso foi novamente o campeão de derrubada da floresta, segundo dados do Inpe referentes ao mês de abril.


"Além de ter dado claros sinais em favor da substituição das florestas pelo agronegócio, o governo Maggi não investiu o suficiente nas medidas contra o desmatamento e o governo federal deixou de implementar várias metas previstas no seu próprio plano de ação contra o desmatamento", afirma Marcelo Marquesini, da Campanha Amazônia.




• Comentários




Olá, nós do Blog, gostamos muito das intenções do Greenpeace. Como vocês poderam ver, essa Ong tem trabalhado bastante para evitar o desmatamento de matas, caça de animais, aquecimento global , entre outras.
O Greenpeace é uma organização global e independente de qualquer ajuda finaceira do governo que atua para defender o meio ambiente e promover a paz, inspirando as pessoas a mudarem atitudes e comportamentos com a natureza e meio ambiente. O Greenpeace, se destacou mundialmente por causa das ações espetaculares de seus militantes em campanhas de denúncia:bloquiar passagens de imensos baleeiros com pequenos botes de borracha, pichar fabricas poluidoras, obstruir o funcionamento de usinas nucleares etc.
Mesmo com o trabalho do Greenpeace, nos temos que ajudar de alguma forma, se não, não avera melhoras, por isso , pedimos a sua colaboração. Obrigado.

Igor Portela

Nenhum comentário: